Notícias

Cerimónia de Entrega do Prémio Ana Maria Vieira de Almeida

04 Junho, 2025

Decorreu no dia 2 de junho a Cerimónia de Entrega da 2.ª Edição do Prémio Ana Maria Vieira de Almeida.

Este Prémio, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, tem caráter bienal e visa celebrar a memória de Ana Maria Vieira de Almeida, valorizando trabalhos e pesquisas científicas que promovam modelos inovadores nas áreas da Educação Infantil, Pré-Primária e Primária.

Nesta Edição, o trabalho premiado, no valor de vinte mil euros, foi Reflexões sobre o ensino da Botânica no Ensino Básico com base no Projeto Emc2 ‘Explorar Matos de Camarinha da Costa’, da autoria de Maria Alexandra Abreu Lima. O trabalho está disponível para consulta aqui.

Os membros do júri: Vasco Vieira de Almeida (Sócio Fundador da Vieira de Almeida), Ana Maria Bettencourt (Assessora da Casa Civil da Presidência da República para a área da Educação (1996-2006), Presidente do Conselho Nacional de Educação (2009-2013)), Guilherme d´Oliveira Martins (Ex-Ministro da Educação, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian), Isabel Alçada (Ex-Ministra da Educação, Consultora da Casa Civil da Presidência da República para a área da Educação) e Maria Emília Brederode Santos (Presidente do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação (1997- 2002), Presidente do Conselho Nacional de Educação (2017-2022)), distinguiram ainda, com Menções Honrosas, dois trabalhos: Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral no Ensino Artístico Especializado da Música: da Investigação à Ação, da autoria de Davys Enrique Espíndola Moreno; e  Articulação de Práticas Educativas em Contextos Exterior, Natureza e Interior em Educação da Infância: Inovar e Formar, da autoria de Raquel Vanessa Horta Ramos.

A abertura de candidaturas para a próxima edição do Prémio será anunciada em breve nos canais da Fundação Vasco Vieira de Almeida.

O Prémio Ana Maria Vieira de Almeida atribuído ao Livro de que sou autora «Reflexões sobre o ensino da Botânica no Ensino Básico com base no Projeto Emc2 ‘Explorar Matos de Camarinha da Costa’» é um reconhecimento do valor da metodologia do projeto Emc2 (MARE-ARNET) e com ele vem uma responsabilidade acrescida para prosseguir com motivação as suas atividades e dinamizar mais iniciativas educativas baseadas numa ligação à natureza. Esta cria nos alunos um sentimento de lugar e um envolvimento emocional que são parte essencial de aprendizagens significativas na infância. No contexto atual em que se verificam tendências crescentes de ‘afastamento dos jovens da Natureza’ e de ‘decréscimo do ensino de botânica’, este Prémio, que mantem vivo o legado da Pedagoga Ana Maria Vieira de Almeida, no qual a Educação constitui ‘a forma mais duradoura, mais forte, e mais determinada para mudar as sociedades’, é um incentivo para transformar o ensino sobre plantas no Ensino Básico. Nele teremos de ser capazes de despertar nos jovens uma paixão pelos valores naturais, para depois melhor os conhecerem e protegerem, capacitando-os a agir em prol da biodiversidade, em plena Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas (2021-2030).   - M. Alexandra Viegas Abreu LimaInvestigadora do MARE-ARNET e INIAV, I.P.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.