Fundação Vasco Vieira de Almeida associa-se ao Student Keep na angariação de equipamentos informáticos

24 Abril, 2020

No âmbito da sua intervenção no eixo da Educação para a Cidadania, a Fundação Vasco Vieira de Almeida associa-se ao projeto Student Keep com vista a promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação, garantindo a permanência escolar e acompanhamento educativo de crianças e jovens de contextos de carência e maior vulnerabilidade socioeconómica, durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do novo COVID-19.

Num mundo a enfrentar desafios sem precedentes, torna-se imperativo e urgente garantir a continuidade do ensino através do recurso a soluções digitais. Infelizmente, nos dias de hoje, nem todos os alunos do ensino básico e secundário, técnico e superior têm acesso à internet ou a um computador para acompanharem as atividades propostas pelos professores, situação que reforça o agravamento da desigualdade no acesso à educação, em Portugal.

O Student Keep é um projeto integrado no movimento #tech4COVID19 e tem como objetivo a angariação de equipamentos informáticos e sua posterior disponibilização a escolas com alunos que destes necessitem. A entrega do material informático angariado é assegurada pelo Ministério da Educação em parceria e articulação com os Agrupamentos Escolares que estão também responsáveis por sinalizar os alunos em situação de necessidade.

O sucesso da iniciativa dependerá da contribuição de uma rede solidária de portugueses que se associem ao projeto como Keepers: doando equipamentos informáticos, novos ou usados, em bom estado e operacionais que possam ser utilizados por alunos do ensino básico, secundário, técnico ou superior (computadores, tablets, monitores, ratos, teclados, impressoras, hotspots). Para contribuir, basta formalizar a inscrição no site do Student Keep, neste link – para Keepers particulares, ou neste link – para Keepers coletivos (empresas).

A divulgação do projeto é também uma forma de contribuir para o seu sucesso. Quanto maior a rede de Keepers, maior a rede de alunos com acesso à educação!

Para mais informações sobre o projeto, por favor aceda aqui.