Fundações de Empresa: agentes-chave na implementação dos ODS

19 Dezembro, 2019

Teve lugar no dia 13 de dezembro, no auditório da VdA em Lisboa, a Conferência «O contributo das Fundações de Empresa para a implementação dos ODS», promovida pelo Centro Português de Fundações e pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, com o apoio do CEIIA - Centre of Engineering and Product Development e da Fundação Vasco Vieira de Almeida.
A conferência, com participação internacional, pretendeu colocar na agenda o papel das Fundações de Empresa na implementação da Agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas, uma missão de todos e para todos que exige o envolvimento dos diversos stakeholders da sociedade.
As boas-vindas ficaram a cargo de Vasco Vieira de Almeida, sócio fundador da Vieira de Almeida & Associados (VdA), e a abertura do evento foi realizada por Margarida Couto, Presidente do GRACE em representação da VdA, e Maria do Céu Ramos, Presidente do Centro Português de Fundações.
Stephanie García Van Gool, Diretora de Medição de Impacto e Desenvolvimento Estratégico da Fundación Microfinanzas BBVA apresentou a missão e trabalhos desenvolvidos pela Fundação que opera na América e presta apoio a 2 milhões de pessoas carenciadas.
Maria Folque, Consultora Sénior e Pro Bono Manager na VdA, moderou um painel sobre «Gestão corporativa e gestão fundacional na implementação dos ODS» que contou com as intervenções de Célia Inácio, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, Eugénio Leite, fundador da Fundação Eugénio Leite, e Sophie Faujour, Head of EVPA France and European Corporate Initiative.
O segundo painel «A inovação e a tecnologia ao serviço dos ODS», moderado por Alexandre Pinho, Global Lead for the United Nations da Microsoft, contou com as intervenções de Gualter Crisóstomo, Diretor de Sustentabilidade Organizacional do CEiiA, Joana Balsemão, Vereadora da Câmara Municipal de Cascais e Tiago Silva Pereira, CEO da WYZE Mobility. O encerramento ficou a cargo de Luís Amado, Diretor Executivo da B Lab Portugal e a frase de ordem foi “Fundações ao poder!”, já que são estas as detentoras de capacidade de arriscar, mudar e ter impacto no mundo.