Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida atribuído a Maria Luísa Resende

21 Junho, 2021

A Fundação Vasco Vieira de Almeida (FVVA) e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) atribuíram a 1ª edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida a Maria Luísa Resende, doutorada em Estudos Clássicos.

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem o intuito de celebrar a memória do Professor Francisco Vieira de Almeida, e destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades, a definir em cada edição.

O trabalho premiado, intitulado "A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI", analisa a transmissão da obra deste a partir de testemunhos inéditos.

A vencedora, Maria Luísa Resende, reconhece que o Prémio “representa um incentivo muito significativo, sobretudo porque constitui o reconhecimento da importância de estudar o património português, mais particularmente o precioso material preservado em bibliotecas e afins, que foram ao longo da nossa história, por motivos vários, alvo de incúria e também de parcial destruição”.

Na primeira edição do Prémio, foram recebidos 25 trabalhos, que foram avaliados por um júri composto por Vasco Vieira de Almeida, Sócio Fundador da VdA, Miguel Tamen, Diretor da FLUL, José Pedro Serra, Diretor da Biblioteca da FLUL, António Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, e José Gil, filósofo e ensaísta.

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, atribuído de dois em dois anos, tem um valor de 20.000 euros, a que se soma a importância máxima de 5.000 euros para a publicação pela Imprensa da Universidade de Lisboa.