Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida já tem vencedor

18 Novembro, 2020

O júri do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, lançado em parceria pela Fundação Vasco Vieira de Almeida (Fundação VVA) e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), já escolheu o trabalho vencedor da primeira edição do galardão: "A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI", da autoria de Maria Luísa Resende.

As candidaturas ao Prémio, instituído em dezembro de 2018 em homenagem ao filósofo e eminente Professor Catedrático da FLUL Francisco Vieira de Almeida, com o objetivo de revelar novos valores e trabalhos científicos nas áreas das Humanidades, terminaram a 31 de maio de 2020.
Foram recebidos 25 trabalhos nas áreas das Humanidades e Ciências Sociais, submetidos por licenciados, mestres, doutores ou investigadores pós-doutorados da FLUL.
Os trabalhos submetidos foram avaliados por um júri composto por Vasco Vieira de Almeida, Sócio Fundador da VdA, Miguel Tamen, Diretor da FLUL, José Pedro Serra, Diretor da Biblioteca da FLUL, António Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, e José Gil, filósofo e ensaísta. Na seleção do vencedor, o júri teve em consideração os critérios de qualidade científica, consistência das ideias expostas e do discurso, rigor literário, esforço da investigação revelado e a apresentação dos trabalhos.

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, atribuído de dois em dois anos, tem um valor de 20.000 euros, a que se somará a importância máxima de 5.000 euros para as despesas de publicação do trabalho vencedor, obrigatoriamente inédito, pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

A cerimónia de atribuição do Prémio realizar-se-á em data que oportunamente será anunciada.