Projeto InclusivaMente

06 Junho, 2019

A Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, terminou recentemente o primeiro ciclo de formações no âmbito do projeto-piloto “InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental”.

No primeiro semestre do ano, o projeto percorreu os distritos de Bragança, Leiria, Setúbal, Évora e Funchal, contando com 105 participantes de mais de 40 entidades da economia social a trabalhar na área da prestação de cuidados a pessoas dependentes ou com capacidade diminuída.

As sessões de formação têm registado uma forte adesão por parte das entidades, com grupos de participantes muito interessados e participativos, o que tem contribuído em grande medida para a qualidade e sucesso do projeto.

Em setembro terá início a segunda fase do projeto-piloto, com formações nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Braga, Porto e Faro.

O Projeto InclusivaMente surge no contexto da recente aprovação do regime jurídico do Maior Acompanhado, com o objetivo de contribuir para a consolidação de práticas esclarecidas e informadas no âmbito da prestação de cuidados a pessoas dependentes e/ou com capacidade diminuída, através da capacitação das organizações do sector social e dos cuidadores informais para o exercício inclusivo, pleno e responsável da cidadania.

Para mais informações sobre o Projeto e a calendarização das sessões de formação, por favor clique aqui.