Uma manhã na Horta VdA | Projeto m2

16 Outubro, 2019

A Fundação Vasco Vieira de Almeida promoveu, no passado dia 11 de outubro, uma ação de voluntariado corporativo no âmbito do Projeto m2 do programa “SEMEAR na Terra”.
Esta iniciativa contou com a participação de 18 voluntários da VdA que, durante uma manhã, desenvolveram atividades de monda, colheita e produção agrícola em conjunto com os formandos do programa, contribuindo para a manutenção da Horta VdA e para a plantação de 2000 plantas/hortícolas e colheita de 1 tonelada de batata.
O Projeto m2 é promovido pela Associação BIPP e tem como objetivo a capacitação e integração socioprofissional de jovens e adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, através de formação certificada e experiência em atividades de produção e transformação agrícola biológica.

“Foi uma experiência gratificante e enriquecedora! Demos mão-de-obra e tempo, um bem precioso para todos os seres humanos, e recebemos sorrisos e gratidão por termos colaborado num projeto nobre e interessante, que tem em consideração a sustentabilidade económica e social, que permite a integração no mercado de trabalho de pessoas “diferentes”, como também a sustentabilidade ambiental, na medida em que respeita a natureza e evita o desperdício.
Vimos no terreno que para colhermos os “frutos” do nosso trabalho, primeiro temos que semear, regar, cuidar e dar tempo para que a magia aconteça.
Constatámos que, também na agricultura, o trabalho em equipa é uma grande mais-valia!”

Susana Gonçalves