Projetos em Curso

Projeto InclusivaMente

Educação para a Cidadania

Em 2019 foi aprovado o novo regime jurídico do maior acompanhado, o qual veio introduzir um conjunto de alterações legislativas abrangentes e complexas, originando a necessidade urgente de investir no apoio aos profissionais da saúde e do direito, aos cuidadores e aos cidadãos em geral na apreciação, interpretação e divulgação deste novo paradigma legal.

Neste contexto, e no âmbito da sua missão, a Fundação Vasco Vieira de Almeida pretende contribuir para reforçar o conhecimento das instituições que atuam na área da prestação de cuidados a pessoas idosas e/ou com capacidade diminuída, a respeito da garantia efetiva dos Direitos Humanos dos beneficiários daquelas instituições.

O que é o Projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental?

O Projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental é desenvolvido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida em parceria com a EAPN Portugal.

Destina-se a promover maior conhecimento acerca dos temas acima referidos e contribuir ativamente para uma cidadania mais responsável e inclusiva, prevenindo e sensibilizando para o respeito pelos Direitos Humanos dos mais idosos, dependentes ou com capacidade diminuída, através de um programa de capacitação e coaching sobre o enquadramento jurídico da intervenção das entidades da economia social que atuem na área da prestação de cuidados àquele tipo de beneficiários.

TESTEMUNHOS

"Momento formativo muitíssimo esclarecedor das alterações legislativas, fundamental para a prática profissional."

“As formadoras são excecionais, logo a formação e a sua estrutura e planeamento só poderia ter resultado muito positivamente”

“Exposição de conteúdos de extrema importância para o nosso exercício profissional”

“Superou as minhas expectativas (…) proporcionou informação legislativa que desconhecia e por conseguinte posso agora implementar novas boas práticas ao acolhimento do residente”

DESTINATÁRIOS

São destinatários do Projeto os colaboradores de entidades da economia social que atuem na prestação de cuidados a pessoas idosas, em situação de dependência ou com capacidade diminuída, com especial enfoque para profissionais das seguintes áreas: saúde, assistência social e jurídica.

INSCRIÇÃO

A inscrição nas sessões de formação é gratuita, sendo feita mediante o preenchimento e submissão do formulário de inscrição online.

A realização das sessões de formação está sujeita a um máximo de 30 participantes, podendo ser cancelada caso não se verifique esse número mínimo.

Podem inscrever-se no máximo 2 (dois) participantes por instituição.