Projetos em Curso

Prémio Ana Maria Vieira de Almeida

Fundação Vasco Vieira de Almeida | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A promoção de uma educação baseada em arquétipos inovadores e inclusivos, que possam contribuir para uma defesa mais eficaz dos direitos humanos, é um dos pilares da Fundação Vasco Vieira de Almeida e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Prémio Ana Maria Vieira de Almeida é instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, com o intuito de celebrar a memória da Dra. Ana Maria Vieira de Almeida, e incide sobre trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal.

Os trabalhos vencedores da 1ª Edição podem ser consultados nos respetivos links:

A Criança, a Cidade e o Patrimônio no Âmbito da Educação Infantil: Identidade Cultural, Pertencimento e Participação — Jeane Costa Amaral

Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita — Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro, Celda Morgado, Irene Cadime, Sandra Santos, Bruna Rodrigues, Helena Costa, Maria do Céu Cosme, Rui Ramos

Media Kit disponivel aqui.

Destinatários

Podem candidatar-se ao Prémio licenciados, mestres ou doutores ou investigadores de pós-doutoramento em qualquer área do saber.

Prémio a atribuir

O valor do Prémio é de € 20.000 (vinte mil euros).

Júri

O Júri será presidido, alternadamente, por um membro nomeado por cada uma das Fundações, devendo integrar pelo menos duas personalidades de reconhecido prestígio na área da educação, sendo o Presidente do Júri da 2ª Edição do prémio nomeado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Guilherme d´Oliveira Martins

Ex-Ministro da Educação, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian

Vasco Vieira de Almeida

Sócio Fundador da Vieira de Almeida

Ana Maria Bettencourt

Assessora da Casa Civil da Presidência da República para a área da Educação (1996-2006), Presidente do Conselho Nacional de Educação (2009-2013)

Isabel Alçada

Ex-Ministra da Educação, Consultora da Casa Civil da Presidência da República para a área da Educação

Maria Emília Brederode Santos

Presidente do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação (1997- 2002), Presidente do Conselho Nacional de Educação (2017-2022)

Calendário – 2ª Edição

Dezembro
de 2023

Lançamento da segunda edição do Prémio

30 de setembro
de 2024

Prazo para submissão dos trabalhos

31 de janeiro
de 2025

Prazo para deliberação do júri

Até 28 de fevereiro
de 2025

Comunicação dos resultados aos candidatos e divulgação do trabalho premiado

Até 30 de junho
de 2025

Cerimónia de entrega do Prémio e lançamento da terceira edição

Formulário de Candidatura

Os trabalhos respeitantes à 2ª Edição do Prémio Ana Maria Vieira de Almeida deverão ser submetidos até às 23h59 do dia 30 de setembro de 2024.

Perfil do Candidato

Caracterização do trabalho