Projetos em Curso

Encontro(s) com Impacto

Educação para a Cidadania

Objetivo: Criar uma plataforma colaborativa que coloque em contacto empresas e organizações da Economia Social, numa ótica de partilha de recursos e construção conjunta de projetos com impacto positivo na Comunidade, contribuindo assim para a reestruturação e sobrevivência das organizações a passar por dificuldades acrescidas de gestão de projeto e sustentabilidade de negócios sociais.

Timeline

O projeto tem 5 fases
  • Abril a Setembro de 2020
    Jornada de Mentoria

13 Organizações da Economia Social são acompanhadas por duplas de mentores, jovens profissionais com expertise de gestão empresarial na gestão de projetos, com o objetivo de as ajudarem a mitigar os efeitos do Covid-19 e a catapultar os seus projetos de modo a alcançarem o seu objeto social.
  • Outubro 2020
    Avaliação e Seleção dos Projetos:

A seleção das Organizações Sociais que passam para a fase do concurso é feita pela equipa da Fundação VVA e termina com a notificação, via e-mail, dos 7 projetos selecionados.
  • Novembro a Dezembro de 2020
    Preparação para o Concurso

Promoção de reuniões e workshops de preparação para a participação no concurso, reuniões com mentores e formação específica em temas relevantes para os empreendedores sociais.
  • Janeiro 2021
    Concurso

No dia do concurso, as 7 organizações sociais apresentarão um pitch aos membros do Júri e será eleito o projeto vencedor, ao qual é entregue o prémio final!
  • Abril 2021 a Março 2022
    Get Together

Após o dia do Concurso, a Fundação VVA apoia e acompanha os 7 projetos finalistas com o objetivo de criar apoios específicos e promover sinergias estratégicas e para que os projetos alcancem maior impacto na comunidade.

Quem participa?

Organizações da Economia Social convidadas pela equipa Encontro(s) com Impacto para participar na 1ª Edição:

Mentores

• Pedro Simão
  • Sebastião Sousa
  • Vasco Conceição

Quem são os membros do Júri?

João Vieira de Almeida

Managing Partner | VdA (Presidente do Júri)

Isabel Ferreira Pinto

CEO Pingo Doce | Jerónimo Martins

Luís Pereira Coutinho

CEO | Banco CTT

Paulo Malta

Managing Partner | Innovsky

Pedro Rocha e Melo

Administrador Executivo | José de Mello Capital

Soledade Carvalho Duarte

Managing Director | Invesco Transearch Portugal

Vanda Jesus

Diretora Executiva | Portugal Digital

Qual o valor do prémio?

O valor do prémio são 10.000€ e é atribuído à Organização/Projeto que obtenha a classificação mais alta por parte dos membros do Júri.

Qual o impacto(s) esperado?

• Aproximar personalidades de relevo do setor empresarial português, jovens profissionais com expertise de gestão empresarial na gestão de projetose empreendedores sociais de referência do panorama nacional, na expetativa de que se contribua para o enriquecimento dos projetos e dos percursos profissionais de ambos;
  • Proporcionar aos empreendedores sociais o acesso a uma oportunidade de mentoria pelos jovens profissionais (“mentores”) e apoio personalizado para dar resposta aos desafios que a atual crise acarreta;
  • Acelerar o impacto dos projetos selecionados, através da rede de contactos de mentores e membros do júri, para suprir ou mitigar eventuais necessidades;
  • Criar sinergias entre o setor privado e o setor social, nomeadamente, através da identificação de oportunidades de voluntariado de competências nas empresas representadas pelos membros do júri e pelo grupo de mentores;
  • Capacitar e empoderar as equipas e projetos das Organizações da Economia Social que participam no Encontro(s) com Impacto

Testemunhos

Mentoria é uma estrada de dois sentidos. Quem mentora aprende tanto, como o mentorado. A VdA habitua-nos desde 2008 a programas desta categoria. Onde nos podemos sentir úteis, sentir que somos parte da solução. O projeto Encontro(s) com Impacto é uma iniciativa que deveria ser replicada, por todas as empresas que nela participam.

Carolina Almeida Cruz, Mentor

Participar no programa Encontro(s) com Impacto, impulsionou a Cozinha com Alma a implementar um projeto há muito pensado, com a possibilidade de contar com o apoio de uma equipa que tornou tudo mais óbvio e mais fácil. Foi o trigger que nos levou a “chutar à baliza” e a sairmos da nossa zona de conforto.

Cristina de Botton, Presidente da Direção | Cozinha com Alma

Foi com muita satisfação que recebi o desafio da Fundação VVA para poder ajudar, da forma possível, uma instituição de cariz social a repensar o seu futuro. Para além do prazer que foi conhecer em maior profundidade várias instituições focadas em ajudar quem mais precisa foi também um privilégio ajudar uma em particular a pensar o seu futuro com o objetivo de criar cada vez mais projetos inovadores e consegui-los pôr em prática em escala num modelo sustentável. Obrigado à Fundação VVA pelo desafio e a melhor das sortes para todos os envolvidos!

Nuno Matos, Mentor

Encontro(s) com Impacto está a ser um exercício refrescante e enriquecedor graças à experiência, sensibilidade e empenho dos fantásticos mentores. Começamos por fazer uma revisão estratégica global e concluímos o processo de mentoria a criar uma base sólida para um projeto que alimenta a missão da nossa instituição ao mesmo tempo que resolve um dos nossos maiores desafios de sustentabilidade.  E já no 2021 vamos vê-lo materializar! Obrigado Fundação Vasco Vieira de Almeida por propiciar este "encontro" com Impacto.

Joe Santos, Co-Fundador | Vencer Autismo

Participar neste concurso, para além do valor do prémio, tem sido um contributo inestimável para a definição e desenvolvimento da estratégia 20-23 da 55+: maximizar o nosso impacto social. Alguns dos aspetos a realçar são: (1) Ter a oportunidade de conhecer o grupo de colegas com ideias brilhantes que participaram no concurso; (2) Trabalhar com os mentores, que já se tornaram amigos e parte da equipa, e aprender com os formadores em cada uma das sessões e (3) Ter a possibilidade de nos apresentarmos ao Júri, tão envolvido e motivado para aumentar e melhorar o ecossistema de impacto social e ambiental em Portugal!
Muito obrigada Fundação Vasco Vieira de Almeida pela Oportunidade. Foi um enorme privilégio fazermos parte deste Encontro, que realmente promove o Impacto!

Elena Duran, Fundadora | 55+ (Organização Vencedora da 1ª Edição do Concurso Encontro(s) com Impacto)