Origem

A Fundação foi instituída a 13 de dezembro de 2016 pela Vieira de Almeida & Associados – Sociedade de Advogados SP RL (VdA) e tem como fim principal a promoção da educação para a cidadania e a afirmação do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito, dando continuidade ao paradigma de intervenção cívica, social e cultural do sócio fundador da VdA, Vasco Vieira de Almeida e aprofundando o compromisso de responsabilidade social da firma enquanto única instituidora da Fundação.

Missão e Objetivos

Tendo como fim principal a educação para a cidadania, a Fundação Vasco Vieira de Almeida procura contribuir para a construção de uma sociedade mais informada, integrada e inclusiva e para o incremento da responsabilidade cívica, utilizando a educação, o conhecimento e a cultura como veículos para a promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito, pretendendo afirmar-se como um interveniente ativo em Portugal neste domínio.

Eixos Estratégicos

A prossecução dos fins da Fundação Vasco Vieira de Almeida desenvolve-se em torno dos seguintes eixos estratégicos:

Educação

A Fundação contribui para a afirmação da educação como instrumento essencial no acesso à igualdade de oportunidades, através da promoção de projetos inovadores com impacto transformacional no desenvolvimento individual e coletivo e, consequentemente, numa cidadania mais ativa e responsável.

Justiça & Direitos Humanos

Intervir em matéria de respeito pelos Direitos Humanos, combatendo todas as suas formas de violação - promovendo a consciencialização coletiva da importância do respeito pelos princípios do Estado de Direito e contribuindo para uma sociedade mais livre, justa e solidária - constitui um objetivo estratégico da Fundação

Conhecimento & Ciência

Constituindo a disseminação do conhecimento e da ciência uma dimensão essencial para a construção de uma sociedade mais aberta, interventiva e inclusiva, a Fundação pretende aprofundar o estudo dos temas relevantes no contexto dos seus fins, contribuindo para o avanço do conhecimento e da inovação e para a sua efetiva integração na comunidade, valorizando e promovendo a produção científica de excelência e promovendo o desenvolvimento de plataformas e redes que fomentem o acesso, compreensão e assimilação da mesma.

Cultura

A intervenção na Cultura vem sublinhar o desígnio da Fundação de contribuir para uma Sociedade mais informada e inclusiva, na perspetiva da responsabilidade cívica que assume como central à sua atividade, promovendo a valorização da Cultura nas suas diversas expressões, da criação contemporânea ao património histórico, das artes visuais às performativas, da musica à literatura, potenciando o pensamento crítico, a multiculturalidade e interdisciplinaridade das artes com a ciência, tecnologia e sustentabilidade

Documentos Legais

A Fundação Vasco Vieira de Almeida disponibiliza os seguintes documentos relativos ao exercício da sua atividade: