Projetos em Curso

Projeto InclusivaMente

21 Fevereiro 2019

Foi recentemente aprovado o regime jurídico do maior acompanhado, o qual veio introduzir um conjunto de alterações legislativas abrangentes e complexas, originando a necessidade urgente de investir no apoio aos profissionais da saúde e do direito, aos cuidadores e aos cidadãos em geral na apreciação, interpretação e divulgação deste novo paradigma legal.

A Fundação Vasco Vieira de Almeida, no contexto da sua missão, pretende contribuir para reforçar o conhecimento das instituições que atuam na área da prestação de cuidados a pessoas idosas e/ou com capacidade diminuída, a respeito da garantia efetiva dos Direitos Humanos dos beneficiários daquelas instituições.

Acresce que é grande o desafio de consolidar a intervenção dos cuidadores formais e informais, através da sua capacitação em matéria da prestação de cuidados a “maiores acompanhados” e dos limites da sua intervenção.

O que é o Projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental?

O Projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental é desenvolvido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida em parceria com a EAPN Portugal.

Destina-se a promover maior conhecimento acerca dos temas acima referidos e contribuir ativamente para uma cidadania mais responsável e inclusiva, prevenindo e sensibilizando para o respeito pelos Direitos Humanos dos mais idosos, dependentes ou com capacidade diminuída, através de um programa de capacitação e coaching sobre o enquadramento jurídico da intervenção das entidades da economia social que atuem na área da prestação de cuidados àquele tipo de beneficiários.

TESTEMUNHOS

"Momento formativo muitíssimo esclarecedor das alterações legislativas, fundamental para a prática profissional."

"Excedeu as minhas expetativas pelo modo claro e direto como foram expostas as noções e ideias."

“Exposição de conteúdos de extrema importância para o nosso exercício profissional.”

DESTINATÁRIOS

São destinatários do Projeto os colaboradores de entidades da economia social que atuem na  prestação de cuidados a pessoas idosas, em situação de dependência ou com capacidade diminuída, com especial enfoque para profissionais das seguintes áreas: saúde, assistência social e jurídica.

INSCRIÇÃO

A inscrição nas sessões de formação é gratuita, sendo feita mediante o preenchimento do formulário de inscrição, que deve ser remetido para o e-mail geral@eapn.pt

A realização das sessões de formação está sujeita a um mínimo de 20 participantes, podendo ser cancelada, caso não se verifique esse número mínimo.

Podem inscrever-se no máximo 2 (dois) participantes por instituição. Caso o nº de inscrições seja superior a 24, será utilizado o critério de seleção de um técnico por instituição.

CALENDÁRIO DAS SESSÕES DE FORMAÇÃO

Datas