Projetos em Curso

Associação BIPP - Inclusão para a Deficiência

Educação para a Cidadania

A Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência é uma IPSS que tem como missão promover a inclusão de cidadãos com deficiência na sociedade, no âmbito da qual desenvolve o Projeto “SEMEAR: Terra de Oportunidades” - um negócio social inclusivo que tem como objetivo promover a empregabilidade e a integração socioprofissional de jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento (“DID”), através de formação certificada e integração em atividades de produção e transformação agrícola biológica.

No contexto da sua missão e dos seus eixos estratégicos – em especial a Educação, Direitos Humanos e Sustentabilidade - a Fundação Vasco Vieira de Almeida aderiu à mais recente iniciativa do SEMEAR: o Projeto m2.

O Projeto m2 permite que jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento possam aprender e ganhar experiência no setor da indústria agrícola e hortícola através da manutenção e trato de terreno arável explorado pela Associação BIPP.

No âmbito deste projeto, a Fundação contribui para a manutenção de uma horta biológica de cerca de 400m2 que é cuidada e tratada por jovens e adultos com DID e que contará com o apoio pontual dos colaboradores da VdA, nomeadamente através da realização de ações de voluntariado corporativo neste contexto.

• Contributo para a sustentabilidade do projeto: mais formação e emprego para pessoas com DID
  • Possibilidade de participação dos colaboradores da VdA nas várias etapas de produção da horta, colaborando e aprendendo com os jovens DID
  • Produção biológica de espécies hortícolas portuguesas, de acordo com a estação do ano e plano de culturas do projeto