Projetos em Curso

Projeto “Teach for Portugal”

Educação para a Cidadania

A Associação Teach For Portugal é uma Organização Não Governamental, parceira da Teach For All, que visa intervir nas comunidades mais desfavorecidas de Portugal com o objetivo de reduzir as desigualdades educativas e transformar a realidade sobre o sucesso escolar, garantindo que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu enquadramento socioeconómico.

Para tal, o projeto desenvolve programas de formação em liderança e empreendedorismo em contexto escolar, através dos quais forma e acompanha recém-licenciados e jovens profissionais de diversas áreas para a implementação dos programas nas escolas. Os programas decorrem por um período de dois anos, no qual estes jovens líderes são chamados a contribuir para a formação das crianças através do apoio ao ensino nas disciplinas tradicionais, bem como, e acima de tudo, através da formação em áreas de desenvolvimento pessoal, como a confiança, a determinação e a perseverança.

No contexto da sua missão e eixos de intervenção, a Fundação Vasco Vieira de Almeida integra este projeto, no âmbito do Programa das Parcerias para o Impacto, com o intuito de contribuir para a promoção de respostas educativas que garantam que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades para atingir o seu potencial máximo de desenvolvimento.

Testemunhos

"Encontrei na Fundação Vasco Vieira de Almeida uma oportunidade de viver uma experiência diferente da realidade que conheço, bem como de crescer e aprender mais sobre a responsabilidade social no mundo corporativo. Foi importantíssimo para mim o envolvimento nas reuniões e nos processos de decisão e o papel que a Fundação desenvolve na Firma promovendo a prática da cidadania ativa dentro da sua própria casa, especialmente através do voluntariado corporativo. Percebi que a missão de combater as desigualdades através da via da educação e da cultura estava alinhada com a da Teach For Portugal, e foi neste momento que se deu o meu maior momento de aprendizagem: a importância do alinhamento entre entidades parceiras.
Aprendi assim, que é imprescindível uma rede de pessoas profundamente envolvidas que se sintam parte, que queiram fazer parte, mas acima de tudo, que façam acontecer porque acreditam genuinamente no que estão a apoiar. Obrigada por me deixarem crescer convosco e por acreditarem no meu máximo potencial.

Mafalda Barros, Mentora Pedagógica no Agrupamento de Escolas de Borba, Teach For Portugal