Projetos em Curso

Stand4Good

Educação para a Cidadania

A Stand4Good surge a partir da convicção de que todos, sem exceção, têm um potencial absolutamente único, mas também da certeza de que são necessários os meios adequados para que este se possa efetivar.

Nasce com o propósito de apoiar estudantes universitários que, apesar de viverem em situação de comprovada carência económica e de se terem candidatado às Bolsas de Ação Social, não as obtiveram por um diferencial mínimo.

A Stand4Good divide a sua ação em 6 eixos de intervenção: LEARN, MENTOR, WORK, TALK, ACT e DO IT.

O programa Learn4Good, desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, visa apoiar, anualmente, os primeiros jovens que ficam excluídos das Bolsas de Ação Social e que cumprem os critérios de elegibilidade definidos. O eixo Mentor4Good contempla dois Programas: o Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais e o Programa Mentor. Desenvolvido em parceria com a Argo Partners e diversos consultores externos, o Programa de Desenvolvimento de Competências pretende potenciar um maior autoconhecimento e promover as competências mais procuradas pelo mercado de trabalho, enquanto o Programa Mentor prevê o acompanhamento do estudante por parte de um Mentor, que o acompanha e orienta ao longo de todo o ano letivo. O Work4Good integra um Programa de Integração Profissional, que tem como principal objetivo a aproximação ao mercado de trabalho, através do qual os alunos bolseiros têm a oportunidade de integrar empresas parceiras, bem como realizar estágios ajustados às suas áreas de interesse. O TALK4Good procura a promoção de conversas inspiracionais com líderes de referência de diferentes setores e o ACT4Good contempla um Programa de Voluntariado, onde todos os jovens têm oportunidade de colaborar com diferentes causas. Por último o DOIT4Good, procura apoiar os alunos na transição para o mercado de trabalho e acompanhá-los durante o primeiro ano após a conclusão do ensino superior, contribuindo assim para a empregabilidade jovem.

Em 2021, a Stand4Good passa a fazer parte dos projetos sociais apoiadas pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, especificamente na vertente do Programa Mentor.

Testemunhos

"No dia em que conheci a Catarina, estudante de criminologia, apaixonada pela investigação criminal e com o sonho da Polícia Judiciária, ligou-me o Duarte, antigo estagiário da VdA, a dar a notícia de que tinha sido admitido, nesse mesmo dia, na Polícia Judiciária, concretizando, assim, o sonho, que comigo partilhara em tempos. Coincidências ou presságios (seja o que for), para mim foi o sinal de que, ainda que não possa conduzir a Catarina à 'Polícia Judiciária', posso ajudá-la a construir uma ponte que, quem sabe um dia, a levará até lá ou até a um lugar ainda por descobrir. Enquanto Mentora da Catarina, procurarei ajudá-la a conhecer as suas competências, a desenvolvê-las e a integrá-las naquilo que a realize. Agradeço por esta oportunidade de realização pessoal. Porque nós, VdA, somos muito mais do que só advogados."

Inês Sotto Mayor | Associada Coordenadora, VdA

"A minha recente colaboração com o projeto de mentoria da Stand4Good tem vindo a revelar-se uma experiência particularmente enriquecedora. Ver o mundo através dos olhos de uma jovem nascida depois dos anos 2000, entender as suas preocupações e interesses, partilhar a sua mundividência e forma de encarar a realidade tem me oferecido muito mais a mim do que aquilo que, à partida, se poderia esperar. Conto poder retribuir!"

Pedro Ferreira de Sousa | Associado Coordenador, VdA

"A atuação da Fundação VVA vai muito para além do óbvio. Com uma presença ativa e um olhar atento perante aquelas que são as maiores necessidades e desafios das instituições que atuam no sector da Economia Social, a Fundação tem tido um papel absolutamente vital na vida da Stand4Good. Presente desde o primeiro momento, tem sido incansável no envolvimento com o projeto, quer através do apoio financeiro que assegura, essencial para a continuidade da nossa missão, como da mobilização da sua equipa interna, no âmbito do Programa de Mentoria aos estudantes que acompanhamos. Tem sido um privilégio partilhar este caminho com quem, como nós, acredita que a Educação muda vidas. Obrigado!"

Mafalda Teixeira Bastos e Susana Prata |Fundadoras, Stand4Good

"A mentoria da VdA foi uma oportunidade única! Pude conhecer uma grande sociedade de advogados e contactar com profissionais com uma formação similar à minha, permitindo-me desenvolver competências pessoais e profissionais que me ajudarão bastante no futuro. Foi uma experiência extraordinária e muito enriquecedora. Agradeço ao Dr. Pedro Ferreira de Sousa e à Fundação VVA por tudo!"

Camila, Estudante de Direito

"Aceitei o desafio de colaborar com o Programa Mentor da Stand4Good com enorme entusiasmo, mas longe de imaginar que seria uma experiência tão envolvente e gratificante.  Tenho a sorte de fazer este caminho ao lado da Inês, uma jovem extrovertida e determinada, que me permitiu entrar no seu mundo e acompanhar de perto todas as suas vivências ao longo do 1.º ano da licenciatura em Direito, comigo partilhando não só os pequenos obstáculos e dúvidas, mas também alegrias, conquistas e sonhos.  Tenho procurado retribuir o privilégio que me foi concedido e estar sempre presente, disponível para a ouvir, apoiar e orientar, para a desafiar, para a ajudar a alargar horizontes e para tentar saciar a sua enorme curiosidade por tudo o que a rodeia. Só posso estar grata à Inês, à Stand4Good e à Fundação Vasco Vieira de Almeida!"

Marta Silva, Associada Coordenadora