Projetos em Curso

Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida

Fundação Vasco Vieira de Almeida | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A disseminação do conhecimento e da ciência constitui uma dimensão essencial na construção de uma sociedade mais aberta, interventiva e inclusiva, pretendendo a Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa fomentar a investigação e contribuir para o avanço do conhecimento e da inovação.

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o intuito de celebrar a memória do Professor Francisco Vieira de Almeida, destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades tendo caráter bienal.

Destinatários

Podem candidatar-se ao prémio os licenciados, mestres, doutores ou investigadores de pós-doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, até ao prazo máximo de cinco anos após a conclusão do grau académico em causa ou do términus do estatuto de investigador pós-doutorado

Prémio a atribuir

O valor do Prémio é de €20.000, aos quais se adicionará a verba máxima de €5.000 como contributo para as despesas de publicação do trabalho premiado

Júri

Vasco Vieira de Almeida

Sócio Fundador da Vieira de Almeida

Miguel Tamen

Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

José Pedro Serra

Diretor da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

António Feijó

Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian e Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras

António Marques

Professor Catedrático no Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

Calendário – Edição III

julho de

Lançamento da terceira edição do Prémio

31 julho 2024

Prazo para submissão dos trabalhos

30 novembro 2024

Prazo para deliberação do júri

Até meados de dezembro de

Comunicação dos resultados aos candidatos e divulgação do trabalho premiado

Até final de dezembro de

Cerimónia de entrega do Prémio e lançamento da quarta edição

Formulário de Candidatura

Os trabalhos respeitantes à Edição III do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida deverão ser submetidos até às 23h59 do dia 31 de julho de 2024.

Perfil do Candidato

Caracterização do trabalho