Projetos em Curso

Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida

Fundação Vasco Vieira de Almeida | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A disseminação do conhecimento e da ciência constitui uma dimensão essencial na construção de uma sociedade mais aberta, interventiva e inclusiva, pretendendo a Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa fomentar a investigação e contribuir para o avanço do conhecimento e da inovação.

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o intuito de celebrar a memória do Professor Francisco Vieira de Almeida, destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades, a definir em cada edição, tendo caráter bianual.

Destinatários

Podem candidatar-se ao prémio os licenciados, mestres, doutores ou investigadores de pós-doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, até ao prazo máximo de cinco anos após a conclusão do grau académico em causa ou do términus do estatuto de investigador pós-doutorado

Prémio a atribuir

O valor do Prémio é de €20.000, aos quais se adicionará a verba máxima de €5.000 como contributo para as despesas de publicação do trabalho premiado

Júri

Vasco Vieira de Almeida

Sócio Fundador da Vieira de Almeida

Miguel Tamen

Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

José Pedro Serra

Diretor da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

António Feijó

Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e Diretor da Imprensa da Universidade de Lisboa

José Gil

Filósofo e ensaísta

Calendário - Edição I

dezembro de

Lançamento da Edição I

31 de maio de

Prazo para submissão dos trabalhos

15 de outubro de

Prazo para deliberação do júri

30 de outubro de

Comunicação dos resultados aos candidatos e divulgação do trabalho premiado

Até dezembro de

Cerimónia de entrega do prémio e lançamento da Edição II

Área de investigação Edição I

Humanidades e Ciências Sociais

Os trabalhos respeitantes à Edição I do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida deverão ser submetidos até às 23h59 do dia 31 de maio de 2020.

Formulário de Candidatura

Perfil do Candidato