Projetos em Curso

Prémio Ana Maria Vieira de Almeida

Fundação Vasco Vieira de Almeida | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A promoção de uma educação baseada em arquétipos inovadores e inclusivos, que possam contribuir para uma defesa mais eficaz dos direitos humanos, é um dos pilares da Fundação Vasco Vieira de Almeida e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Prémio Ana Maria Vieira de Almeida é instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, com o intuito de celebrar a memória da Dra. Ana Maria Vieira de Almeida, e incide sobre trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal.

Destinatários

Podem candidatar-se ao Prémio licenciados, mestres ou doutores ou investigadores de pós-doutoramento em qualquer área do saber.

Prémio a atribuir

O valor do Prémio é de € 20.000 (vinte mil euros).

Júri

O Júri será presidido, alternadamente, por um membro nomeado por cada uma das Fundações, devendo integrar pelo menos duas personalidades de reconhecido prestígio na área da educação, sendo o Presidente do Júri da 1ª edição do prémio nomeado pela FVVA.

Calendário – Edição I

de 2021

Lançamento da primeira edição do Prémio

de 2023

Prazo para submissão dos trabalhos

de 2023

Prazo para deliberação do júri

Até final de
julho de 2023

Comunicação dos resultados aos candidatos e divulgação do trabalho premiado

Até final de
outubro de 2023

Cerimónia de entrega do Prémio e lançamento da segunda edição

Formulário de Candidatura

Os trabalhos respeitantes à Edição I do Prémio Ana Maria Vieira de Almeida deverão ser submetidos até às 23h59 do dia 31 de março de 2023.

Perfil do Candidato

Caracterização do trabalho