Voluntários da VdA participam no Jantar Comunitário da Serve the City!

15 mai, 2023

No passado dia 26 de abril, a Fundação Vasco Vieira de Almeida associou-se novamente à Serve the City na dinamização de um Jantar Comunitário para pessoas em situação de fragilidade social.

A iniciativa decorreu na Cantina Velha da Cidade Universitária, em Lisboa, e contou com a participação de 43 voluntários - Colaboradores, Famílias e Alumni VdA - que se juntaram para servir uma refeição para cerca de 70 pessoas socialmente fragilizadas, algumas das quais sem-abrigo, num ambiente de partilha, inclusão e serviço.

Neste dia, os voluntários prestaram apoio na preparação das refeições, no jantar aos convidados e nas tarefas de organização da cozinha de apoio.

Os Jantares Comunitários são organizados em Lisboa, no Porto e em Coimbra pela Serve the City em parceria com várias entidades que financiam o jantar e que, em simultâneo, mobilizam voluntários que asseguram todo o apoio à iniciativa.

Foi uma experiência de voluntariado e de exercício de cidadania memorável, partilhada por todos!

A beleza do voluntariado resulta da sinergia entre, por um lado, a disponibilidade para “dar sem receber” e, por outro, a consciência, presente no final de cada ação, de se ter recebido e aprendido muito mais do que aquilo que se entregou, pediu ou sequer perspectivou.

Diana Leandro

Tive oportunidade de acompanhar o trabalho de bastidores, primeiro na cozinha onde é feita a preparação do jantar, depois na zona de servir e, por fim, na cozinha de lavagem, secagem e arrumação da loiça. É incrível o espírito de entrega e entreajuda de todos os voluntários do Serve the City. E é impressionante a intensidade do trabalho necessário para tornar possível cada refeição. Foi uma experiência especialmente gratificante. Muito obrigada.

Ana Abrunhosa

Nunca me passa pela cabeça não me voluntariar quando recebo um convite deste género! Porque a alegria e satisfação que recebo ao servir os outros são o primeiro sentimento que emerge! É gratificante e apaziguador!

E mais uma vez este sentimento foi vivido num ambiente perfeito de partilha e entreajuda entre os voluntários. Uma forma especial de criar laços com colegas com quem trabalhamos diariamente num registo diferente e profissional. Também foi muito bom terem alargado esta iniciativa aos VdAlumni e poder estar com ex-colegas numa atividade tão nobre!

Clara Santos

Achei maravilhoso ver o aprumo e a Alegria com que os convidados chegam e se apresentam. Também o ambiente descontraído que se vive entre todos os voluntários dos diversos grupos é muito saudável. Ver como numa ação destas, com tantas pessoas, a proximidade é possível e acontece é reconfortante e faz-nos acreditar que ser voluntário é muito mais do que oferecer algo, é dar um bocadinho de nós e receber um bocadinho do outro.

Sofia Mello e Faro, Alumni