Entrega do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida (2ª Edição)

15 Fevereiro, 2023

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o intuito de celebrar a memória do Professor Francisco Vieira de Almeida, destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades, a definir em cada edição, tendo caráter bienal.

Na segunda edição do Prémio foram recebidas vinte e duas obras, tendo sido eleitos pelo Júri ex aequo os trabalhos Erótica de Aquiles: reconfigurações do kairos nos vasos gregos (séculos VI-V a.c.), da autoria de Ana Rita Barros Figueira e Composite works of art: philosophy of art after Plato and Aristotle, da autoria de Tomás Maria Tavares Diniz Neves e Castro. Os Prémios foram entregues, pelos membros do Júri – Vasco Vieira de Almeida, António Feijó, Miguel Tamen e José Pedro Serra - aos vencedores, no dia 7 de fevereiro, no contexto do evento de celebração dos 5 anos da Fundação Vasco Vieira de Almeida.

Este prémio bienal está aberto a candidaturas de licenciados, mestres, doutores, assim como de investigadores pós-doutorados da FLUL, até cinco anos após a conclusão do seu grau académico ou o fim do seu estatuto de investigador pós-doutorado. Destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades, sendo esta edição dedicada ao campo da Filosofia. O valor do Prémio é de 20.000€, aos quais se adicionará a verba máxima de 5.000€ como contributo para as despesas de publicação do trabalho premiado. A abertura de candidaturas para a 3ª Edição do Prémio será brevemente anunciada.