Fundação Vasco Vieira de Almeida associa-se à Stand4Good!

25 Fevereiro, 2021

A pandemia da covid-19 trouxe inúmeras implicações a nível social e económico para muitas famílias. Neste contexto, foram muitos os estudantes universitários que viram comprometida a continuidade dos seus estudos. É neste âmbito que surge a Stand4Good.

Esta Organização surge da convicção de que todos, sem exceção, têm um potencial absolutamente único, mas também da certeza de que são necessários os meios adequados para que este se possa efetivar.

Em 2020, a Stand4Good torna-se cliente Pro Bono da área de Economia Social e, em 2021, passa também a fazer parte das Organizações Sociais apoiadas pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, no eixo da Educação para a Cidadania.

A Stand4Good divide a sua ação em 3 eixos de intervenção: Learn4Good, Mentor4Good e Woork4Good.

O programa Learn4Good, desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, visa apoiar os primeiros 20 jovens que ficaram excluídos das bolsas de ação social para o ano letivo 2020/2021 e que cumprem os critérios de elegibilidade definidos. O Programa de Mentoria, Mentor4Good, desenvolvido em parceria com a Argo Partners, pretende desenvolver e potenciar as competências mais procuradas pelo mercado de trabalho, integrar competências na Universidade e promover um maior autoconhecimento. Por último, o Work4Good consiste num programa de integração profissional, que tem como objetivo a aproximação às empresas, onde os alunos bolseiros tem a oportunidade de integrar empresas parceiras durante as pausas letivas, bem como realizar estágios ajustados às suas áreas de interesse.

Inês Sotto Mayor, Associada Sénior de Contraordenacional & Penal faz parte da equipa de mentores, no âmbito do programa Mentor4Good e irá acompanhar uma estudante que frequenta o 1º ano da Licenciatura em Criminologia, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

“No dia em que conheci esta estudante de criminologia, apaixonada pela investigação criminal e com o sonho da Polícia Judiciária, ligou-me um antigo estagiário de Contraordenacional & Penal, a dar a notícia de que tinha sido admitido, nesse mesmo dia, na Polícia Judiciária, concretizando, assim, o sonho, que comigo partilhara em tempos. Coincidências ou presságios (seja o que for), para mim foi o sinal de que, ainda que não possa conduzi-la à “Polícia Judiciária”, posso ajudá-la a construir uma ponte que, quem sabe um dia, a levará até lá ou até a um lugar ainda por descobrir. Enquanto Mentora, procurarei ajudá-la a conhecer as suas competências, a desenvolvê-las e a integrá-las naquilo que a realize. Agradeço à Fundação Vasco Vieira de Almeida por esta oportunidade de realização pessoal. Porque nós, VdA, somos muito mais do que só advogados.”

Inês Sotto Mayor

Mais informações em www.stand4good.org