Fundação Vasco Vieira de Almeida e EAPN Portugal dinamizam Workshop sobre o Estatuto do Maior Acompanhado em parceria com a Cidade das Profissões de Cascais

No âmbito do projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no Envelhecimento e na Saúde Mental, promovido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida em parceria com a EAPN Portugal, decorreu no passado dia 27 de abril o Workshop “Regime do Maior Acompanhado: O Papel dos Familiares das Pessoas com Capacidade Diminuída” organizado em colaboração com a Cidade das Profissões de Cascais.

Neste workshop, no qual estiveram 20 participantes, começou-se por procurar conhecer as suas preocupações e dúvidas. A partir daí foi feito o enquadramento do tema, discutiram-se situações concretas e as formadoras partilharam conteúdos muito práticos sobre a preservação da autonomia de familiares com deficiência ou doença mental, salvaguardando os seus direitos e deveres com recurso ao regime do maior acompanhado.

No final da sessão, a equipa da Cidade das Profissões de Cascais frisou que “o workshop foi um contributo forte no desenvolvimento de uma cidadania mais ativa através da informação útil e esclarecida, num espaço de formação participativo e presencial” e as formadoras deixaram o seu testemunho:

O projeto Inclusivamente ganha uma nova acuidade e urgência quando nos permite estabelecer uma relação direta com os potenciais acompanhados e seus familiares. Trata-se de um verdadeiro exercício de empoderamento e uma escola ativa de cidadania. Uma sessão particularmente entusiasmante para um jurista que acredita na democratização do conhecimento.

Paula Guimarães, Jurista e Formadora no Projeto InclusivaMente

Com o Inclusivamente queremos chegar mais perto das Pessoas que mais precisam que as ajudem a conhecer e a promover os seus Direitos. Constatar o interesse dos seus familiares para alcançar este objetivo é muito gratificante e reforça a nossa convicção sobre o trabalho que temos vindo a desenvolver.

Maria do Rosário Zincke dos Reis, Advogada e Formadora no Projeto InclusivaMente

Para mais informações sobre o Projeto InclusivaMente, agradecemos o contacto com a Fundação Vasco Vieira de Almeida (geral@fundacaovva.org).