Prémio Ana Maria Vieira de Almeida

04 Outubro, 2023

O Prémio Ana Maria Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e tem como intuito celebrar a memória de Ana Maria Vieira de Almeida. O Prémio destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal.

Os Prémios, no valor de €20.000 cada um, foram entregues pelos membros do Júri – Vasco Vieira de Almeida, Guilherme D’Oliveira Martins, Isabel Alçada, Ana Maria Bettencourt e Maria Emília Brederode Santos, numa Cerimónia que decorreu no dia 3 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Na primeira edição do Prémio foram recebidas 24 obras, tendo sido eleitos pelo Júri ex aequo os trabalhos vencedores:

• Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita, da autoria de Fernanda Leopoldina Parente Viana, Maria Iolanda Ribeiro, Irene Maria Dias Cadime, Sandra Cristina Silva Santos, Bruna Regina Silva Rodrigues, Helena Isabel Araújo da Costa, Maria do Céu Marques Cosme, Rui Manuel Nascimento Lima Ramos, Celda Maria Gonçalves Morgado;
  •  A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação, da autoria de Jeane Costa Amaral.

O Júri distinguiu ainda três trabalhos com Menções Honrosas:

• Developing and evaluating pedagogical digital manipulatives for preschool: The case of TOK - Touch, Organize, Create, da autoria de Cristina Maria dos Santos Moreira da Silva Sylla;
  • Contributo do WhatsApp e do Microsoft Teams para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do quarto ano de escolaridade: um estudo de caso, da autoria de Mónica Alexandra Sá e Silva;
  •  Children’s right to participate in early childhood education: From rights to empirical evidence, da autoria de Nadine Elisabete Fernandes Gomes Correia, Fausto José Robalo Amaro e Cecília do Rosário Mota Aguiar.