Uma manhã memorável na Horta VdA!

16 Novembro, 2021

A Fundação Vasco Vieira de Almeida promoveu, no passado dia 27 de outubro, uma ação de voluntariado corporativo no âmbito do Projeto m2 do programa "SEMEAR na Terra".

Esta iniciativa contou com a participação de 28 voluntários da VdA que, durante uma manhã, desenvolveram atividades agrícolas em conjunto com a equipa do Semear, contribuindo para a manutenção da Horta VdA.

O Projeto m2 é promovido pela Associação BIPP e tem como objetivo a capacitação e integração socioprofissional de jovens e adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento, através de formação certificada e experiência em atividades de produção e transformação agrícola biológica.

Obrigado a tod@s pelo ânimo com que se entregaram nesta ação!

Partilhamos os testemunhos de quem viveu esta experiência na primeira pessoa:

É um privilégio termos estas oportunidades. Oportunidade de aprender com quem sabe, sobre o que não sabemos, e estarmos em sintonia com a natureza.

É gratificante sabermos que estamos a ajudar a fazer algo que nos alegra, que nos completa. Por vezes estas iniciativas servem para ambos os lados, pois o que ganhamos com elas é mais do que o sentimento de termos ajudado e feito a diferença, mas também o de termos aprendido algo.

E acima de tudo, é ver a resiliência das pessoas que lá trabalham, o amor à terra, e esse sentimento ser passado para nós e ficarmos orgulhosos de um dia na natureza trazer o melhor de cada um.

André Batista

Lisa Fortunato

Rita Ribeiro

Pedro Banza

Pedro Ramos Gonçalo

A ação “Semear na Terra” relembrou-me o quão mais recebemos quando tentamos dar um pouco de nós. Quis participar numa ação inclusiva, mesmo que me fosse um bocadinho mais difícil que para outros colegas. Mas depois de plantarmos e feita a monda, foi a minha própria inclusão que colhi. Foi uma oportunidade fantástica de provar a mim mesmo que sou capaz de um bocadinho mais do que esperava, e como recompensa pude trazer essa confiança para a minha vida, onde me sinto cada vez menos dependente da bengala apesar da minha condição. Agradeço o cuidado e a preocupação constante da equipa da Fundação, e a segurança que me deram quando me desequilibrei. Mas agradeço ainda mais a oportunidade de participar efetivamente. Num contexto e atividade diferente esta experiência foi uma extensão do que tenho sentido desde que ingressei na VdA.

David Sotto-Mayor Machado

Gostei muito da iniciativa da VdA com o Semear. É uma grande inspiração ver o trabalho dos seus colaboradores, provas vivas de que, independentemente das nossas dificuldades, qualquer pessoa pode contribuir para ajudar a sociedade e o planeta.

Francisco Sousa-Pinto

Tive a sorte de poder participar na iniciativa de voluntariado junto do Semear. O projeto é fantástico, o apoio da VdA necessário, o trabalho que fizemos foi útil e bem-vindo pelas pessoas que lá trabalham todos os dias. Mais uma vez são as pessoas que fazem toda a diferença e dão significado às coisas. A simpatia e bom humor dos colaboradores do Semear e o entusiasmo, abertura e boa disposição dos VdAs foram o melhor do dia. Que prazer poder partilhar este espírito com a minha filha Isabel, que além de semear foi recebendo sementes de como se deve existir em equipa! Ah, e adorámos o passeio de trator. Contem connosco para as próximas. Muito obrigada.

Maria Cunha Matos