VdA Porto – Uma manhã no Parque Biológico de Gaia

24 Outubro, 2019

A VdA Porto participou, no passado dia 17 de outubro, numa ação de voluntariado corporativo em parceria com o Parque Biológico de Gaia, no âmbito do Programa GIRO 2.0 promovido pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.
A iniciativa contou com a presença de oito voluntários que, durante uma manhã, se dedicaram à retirada de plantas classificadas como invasoras de elevado risco ecológico.
A implementação do Programa GIRO 2.0 visa aumentar o impacto das ações de voluntariado junto das organizações locais e dos projetos do Terceiro Setor, aproximar as empresas às entidades de economia social e às suas necessidades e facilitar o envolvimento dos colaboradores em iniciativas de voluntariado corporativo a longo prazo.
Em 2019, a Fundação Vasco Vieira de Almeida e a VdA associaram-se ao projeto piloto do GIRO 2.0, tendo participado em sete ações de voluntariado desenvolvidas em parceria com as organizações: Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência, Quinta Essência, Renovar a Mouraria e Parque Biológico de Gaia.

“A participação no Giro foi duplamente positiva: se por um lado a actividade a que nos propusemos fazer foi extremamente divertida e consubstanciou um óptimo exercício de team building, por outro permitiu-nos ajudar a melhorar o parque biológico de gaia e a nossa pegada verde! São iniciativas muitíssimo úteis e que esperamos um dia repetir!”

João de Araújo Ferraz

“Na manhã do passado dia 17 de outubro tive o privilégio de participar numa atividade organizada no âmbito do Programa GIRO, dinamizado pela GRACE.
Ao todo 8 elementos do escritório do Porto aceitaram o desafio e puseram as mãos à obra: passar uma manhã (ameaçada pela chuva, que acabou por dar tréguas precisamente o tempo necessário) no Parque Biológico de Gaia, a realizar atividades de transcendência (ou seja retirada de espécies invasoras de plantas), no âmbito da prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Chegados ao Parque Biológico de Gaia fomos informados dos pormenores relativos à ação de voluntariado, assim como sobre as diferentes atividades desenvolvidas pelo Parque. Passámos depois à ação em si e com os esforços combinados, em cerca de 1:30h conseguimos encher quase um atrelado inteiro das plantas que retiramos de uma das zonas afetadas no Parque (!).
Foi sem dúvida uma manhã muito agradável ao ar livre na qual fomos acompanhados pelo simpático Senhor Manuel (um colaborador do Parque) que esteve sempre disponível para orientar os voluntários e depois também para fazer uma visita guiada muito enriquecedora pelas várias partes do Parque.
Fica já desde já registada a minha vontade para repetir a experiência!”

Andreia Vidal Tam

“A minha participação no programa Giro superou as minhas expectativas!
Para além de esta experiência ter sido muito gratificante, foi muito agradável conviver com pessoas com quem trabalho diariamente num ambiente mais informal e descontraído. Estes momentos de team building fazem todo o sentido, bem como consolidam a união entre todos os elementos da equipa em que tenho o gosto de trabalhar.
Salientaria dois aspetos mais específicos do programa. Primeiro, apreciei, em particular, a atividade de retirar da terra as espécies de plantas invasoras de elevado risco ecológico. Segundo, não posso deixar de elogiar a simpatia com que toda a equipa do Parque Biológico de Gaia nos recebeu, sobretudo o nosso guia, o Sr. Manuel.
Sem dúvida que se tratou de uma experiência muito enriquecedora e que espero ter oportunidade de repetir!”

Anabela Vasconcelos