Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida

29 Dezembro, 2021

O Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o intuito de celebrar a memória do Professor Francisco Vieira de Almeida, destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades, a definir em cada edição, tendo caráter bianual.

A primeira edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida foi entregue por Vasco Vieira de Almeida a Maria Luísa Resende, doutorada em Estudos Clássicos, autora do trabalho intitulado “A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI”, que analisa a transmissão da obra deste a partir de testemunhos inéditos.

A Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) lançam agora a 2ª edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, criado com o intuito de celebrar a memória do notável cidadão e inesquecível Professor da FLUL, que marcou a vida intelectual daquela instituição.

Este prémio bienal está aberto a candidaturas de licenciados, mestres, doutores, assim como de investigadores pós-doutorados da FLUL, até cinco anos após a conclusão do seu grau académico ou o fim do seu estatuto de investigador pós-doutorado. Destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos em diversas áreas de investigação das Humanidades, sendo esta edição dedicada ao campo da Filosofia.

O valor do Prémio é de 20.000€, aos quais se adicionará a verba máxima de 5.000€ como contributo para as despesas de publicação do trabalho premiado.

As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de setembro de 2022.

Para mais informações, por favor visite o site da Fundação Vasco Vieira de Almeida.