Projeto InclusivaMente: uma tarde no Semear!

11 octobre, 2023

A Fundação Vasco Vieira de Almeida em parceria com a Rede Europeia Anti Pobreza - EAPN Portugal implementam, desde 2019, o Projeto InclusivaMente: Direitos Humanos no Envelhecimento e na Saúde Mental.

O projeto consiste num programa de capacitação, formação certificada e coaching a profissionais, famílias e beneficiários sobre o enquadramento do Regime Jurídico do Maior Acompanhado e as ações de formação são dinamizadas por Paula Guimarães (jurista e empreendedora social) e Maria do Rosário Zincke dos Reis (advogada).

No dia 19 de setembro, decorreu mais uma sessão de capacitação do projeto, desta vez no Instituto Superior de Agronomia, destinada a familiares de jovens apoiados pela Associação BIPP - Inclusão para a Deficiência.

Após o enquadramento do tema, discutiram-se casos concretos e foram partilhados conteúdos práticos sobre a preservação da autonomia em pessoas com deficiência, incapacidade ou doença mental, salvaguardando os seus direitos e deveres com recurso ao Regime do Maior Acompanhado.

Nas palavras de Paula Guimarães, “o encontro com os familiares das pessoas elegíveis para o regime do maior acompanhado é particularmente gratificante por nos permitir conhecer as dificuldades de quem cuida e acompanha. Acrescenta a emoção e a alma que o direito precisa.”