Notícias

Lançamento da 2ª edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida

19 Abril, 2021

A Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa lançam a 2ª edição do Prémio Professor Francisco Vieira de Almeida, instituído com o intuito de homenagear e celebrar a memória do notável cidadão e inesquecível Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que marcou a vida intelectual daquela instituição.

O Prémio é de carácter bianual, podendo candidatar-se licenciados, mestres, doutores ou investigadores de pós-doutoramento da FLUL até ao prazo máximo de cinco anos após a conclusão do grau académico em causa ou do termo do estatuto de investigador pós-doutorado, e visa revelar novos valores e obras científicas numa área de investigação das Humanidades, que nesta edição se anuncia ser Filosofia. O trabalho premiado receberá o valor de €20.000, ao qual se adicionará uma verba até €5.000 para a publicação.

As candidaturas devem ser submetidas até 30 de setembro de 2022.  Para mais informações a este respeito, sugere-se a consulta da página do Prémio.

Na 1ª edição, o júri composto por Vasco Vieira de Almeida, Sócio Fundador da VdA, Miguel Tamen, Diretor da FLUL, José Pedro Serra, Diretor da Biblioteca da FLUL, António Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa, e José Gil, filósofo e ensaísta, elegeu a Doutora Maria Luísa Resende como vencedora, que apresentou o trabalho intitulado "A Transmissão de Luciano de Samósata em Portugal no Século XVI" com o objetivo de analisar a transmissão da obra deste em Portugal no século XVI a partir de testemunhos inéditos. A primeira parte centra-se na análise de inventários e edições quinhentistas sobre a circulação de textos do autor grego em Portugal, os instrumentos usados para a sua interpretação e as vicissitudes impostas pela censura inquisitorial. A segunda parte consiste no exame da versão latina do De Dea Syria de Jorge Coelho, proporcionando uma compreensão mais profunda do uso pedagógico de Luciano.

 

 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.