Projeto Gorongosa: “Educação das Crianças Vulneráveis” – duas escolas equipadas!

02 Janeiro, 2019

Na sequência do protocolo de cooperação com o Parque Nacional da Gorongosa assinado em fevereiro de 2017, a Fundação Vasco Vieira de Almeida (“Fundação VVA”), através da VdA Legal Partners, apoiaram o Projeto “Educação das Crianças Vulneráveis”, com vista ao equipamento de cinco escolas da Zona de Desenvolvimento Humano do Parque, ao longo de cinco anos.

O Protocolo assinalou o arranque da internacionalização do Programa de Responsabilidade Social Corporativa da VdA, traduzindo o sentido de responsabilidade da firma para com as comunidades onde está inserida, incluindo nos territórios VdA Legal Partners.

No primeiro ano, o apoio da Fundação VVA teve como objetivo permitir que trabalhadores locais pudessem desenvolver trabalhos de construção e carpintaria para o fabrico de 100 carteiras e cadeiras a serem distribuídas por duas escolas primárias localizadas dentro do Parque.

Foi durante o ano de 2018, que se completaram estes trabalhos, dando início à remodelação de duas escolas da zona Tampão, que foram sinalizadas pelo Parque Nacional da Gorongosa para beneficiarem do Projeto.

A Escola Primária Completa de Mecombezi, localizada no distrito de Nhamatanda, acolhe diariamente 610 alunos e 11 professores em 5 salas de aulas. No âmbito deste projeto, receberam 50 carteiras e cadeiras no dia 6 de agosto.

Localizada no mesmo distrito, a Escola Primária Completa de Pungue-Sul, recebeu também 50 carteiras e cadeiras que foram distribuídas pelas 3 salas de aula das instalações, no dia 13 de novembro, e beneficiarão os 401 alunos e os 5 professores da escola.

As 100 carteiras e cadeiras distribuídas pelas escolas abrangem até 1000 alunos da comunidade Tampão, permitindo a melhoria das condições de aprendizagem das crianças ao mesmo tempo que as sensibiliza para a importância da preservação da biodiversidade da Gorongosa, aliando deste modo as componentes social e ambiental.