Testemunhos
Estas três semanas de estágio com a equipa da Fundação Vasco Vieira de Almeida foram de uma intensa e valiosa aprendizagem, tanto a nível pessoal como profissional. Tive o privilégio de integrar uma equipa comprometida com o impacto social, especialmente no que diz respeito à área da educação. Ao longo desta experiência, aprofundei o meu conhecimento sobre o funcionamento da Responsabilidade Social Corporativa, compreendendo melhor como esta se articula com diferentes áreas e contribui para uma visão estratégica do impacto social no contexto corporativo. A participação em reuniões internas e externas, o acompanhamento de projetos no terreno, bem como o envolvimento e colaboração nas atividades da equipa, foram momentos essenciais que consolidaram aprendizagens e estimularam a minha autonomia. Termino este estágio com o coração cheio, uma consciência mais clara sobre o caminho que desejo seguir e uma motivação renovada para continuar a contribuir ativamente para projetos que promovam a justiça social, a equidade e um futuro mais humano e responsável.
Encontrei na Fundação Vasco Vieira de Almeida uma oportunidade de viver uma experiência diferente da realidade que conheço, bem como de crescer e aprender mais sobre a responsabilidade social no mundo corporativo. Foi importantíssimo para mim o envolvimento nas reuniões e nos processos de decisão e o papel que a Fundação desenvolve na Firma promovendo a prática da cidadania ativa dentro da sua própria casa, especialmente através do voluntariado corporativo. Percebi que a missão de combater as desigualdades através da via da educação e da cultura estava alinhada com a da Teach For Portugal, e foi neste momento que se deu o meu maior momento de aprendizagem: a importância do alinhamento entre entidades parceiras.
Aprendi assim, que é imprescindível uma rede de pessoas profundamente envolvidas que se sintam parte, que queiram fazer parte, mas acima de tudo, que façam acontecer porque acreditam genuinamente no que estão a apoiar. Obrigada por me deixarem crescer convosco e por acreditarem no meu máximo potencial.
Esta experiência de estágio foi muito importante para mim, não só pelas aprendizagens profissionais, como pelo meu desenvolvimento pessoal. Permitiu-me sair da minha zona de conforto, desenvolver capacidade de adaptação a novos contextos e adaptar a minha comunicação a diferentes interlocutores. Percebi a importância de trabalhar em rede e a criação de sinergias num propósito comum. Uma descoberta muito interessante foi perceber que a Fundação para além do apoio financeiro que dá a vários projetos, acrescenta-lhes valor envolvendo todos os colaboradores da VdA, aproxima pessoas e realidades por vezes tão distantes. Permitiu-me conhecer projetos muito interessantes, que me inspiraram e que me fazem voltar para a escola cheia de ideias e com muitas novas oportunidades para os meus alunos.